Permitirá a reabertura de prazos para recadastramento de armas de fogo.

Tipo: Câmara

Autor: Pompeo de Mattos

Data de apresentação: 19/05/2010

Data de votação no congresso: Indefinido

Situação: Em tramitação

Descrição: O projeto modifica a Lei 10.826 de 2003, para reabrir prazos para o recadastramento de armas de fogo.

O proprietário de arma de fogo sem o certificado de registro que não optar pela entrega espontânea da arma deverá providenciar o registro junto ao órgão competente, seja a Polícia Federal, seja o Exército Brasileiro, até o dia 31 de dezembro de 2011, através da apresentação de documento de identificação pessoal e comprovante de residência fixa, ficando dispensado do pagamento de taxas e do cumprimento das outras exigências da lei.
Após o prazo, o registro poderá ser feito a qualquer tempo, mas só através do cumprimento das seguintes exigências: comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos; apresentação de documento que comprove ocupação honesta e de residência certa; e comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o uso de arma de fogo; quando se tratar de registro no SINARM (Sistema Nacional de Armas), ou as exigências do Comando de Exército quando se tratar de arma registrada no SIGMA (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), recolhimento das taxas previstas em Lei e comprovação, por qualquer meio, de que a fabricação da arma de fogo foi antes de 23 de dezembro de 2003.
Para isso, o proprietário de arma de fogo poderá obter, respectivamente, no
Departamento de Polícia Federal, ou junto ao Exército Brasileiro, ou junto ao órgão emissor de registros próprios (conforme o caso), certificado de registro provisório ou comprovante de requerimento de registro, na forma do regulamento e obedecendo aos seguintes procedimentos:

Para armas a serem registradas junto à Polícia Federal, deverá haver a emissão de certificado de registro provisório através da internet, com validade inicial de 180 dias; e revalidação pela unidade do Departamento de Polícia Federal, que poderá ser obtida pelo interessado através da internet, do certificado de registro provisório pelo prazo que estimar como necessário para a emissão definitiva do certificado de registro de propriedade.

Para armas a serem registradas junto ao Exército Brasileiro: requerimento de registro junto ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da Região Militar de vinculação; e expedição do registro definitivo pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados ou Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, conforme o caso

Para armas a serem registradas em registros próprios: requerimento de registro junto ao competente órgão emissor dos registros; e expedição do registro definitivo pelo órgão referido na alínea anterior.

As armas de fogo de calibre restrito somente poderão ser registradas por aqueles legalmente habilitados a possuí-las, seja por motivo funcional, seja porque autorizados pelo Exército Brasileiro, devendo, em qualquer dos casos, ser observada as normas para registros.

Segundo o deputado, o prazo original que a Lei determinou para o registro das armas foi muito pequeno, e atrapalhou o cidadão que tentou registrar sua arma e por causa da sobrecarga dos postos da Polícia Federal não conseguiu. O projeto tem por objetivo corrigir essas falhas da Lei do Desarmamento, aumentando o prazo e diminuindo assim o número de armas sem registro.


Votos dos cidadãos

Get Adobe Flash player

Votos dos políticos

Get Adobe Flash player

25 comentários

Masculino

Luiz Francisco Serodio de Lemos votou sim

O recadastramento deveria ter prazo indeterminado.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 15h42m05, aproximadamente 1 mês

Masculino

frederico aranha votou sim

O estatuto por si só já é um mostrengo. A sociedade se manifestou clara e categoricamente a respeito. As "anistias concedidas" não passam de aleijões, fruto de lei desqualificada. Se o Estado necessita ter informações seguras sobre o armamento em poder dos cidadãos, o que é razoável, a anistia e o recadastramento devem ser permanentes, posto se tratar do meio mais simples e barato de obter aqueles dados. Quanto ao uso criminoso de armas de fogo, o país tem leis suficientes a respeito.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 15h53m18, aproximadamente 1 mês

Masculino

RODRIGO CABRAL

Voto sim, pois ainda exite muitas armas para serem regularizada, inclusive de calibre restritos.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 16h13m24, aproximadamente 1 mês

Masculino

DORYAN ROGER OLIVEIRA SOARES

Tomara que a Anistia volte. Conheço inúmeras pessoas que foram mal informadas pelo governo sobre as anistias e que possuem armas e querem regularizá-las.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 16h15m03, aproximadamente 1 mês

Masculino

DORYAN ROGER OLIVEIRA SOARES

Possuo registradas três armas de porte: Uma pistola .40, um revólver 38 e uma pistola 380 além de um pistolão 36. O estatuto é de 2003 e o decreto de 2004. No ano passado, a Taurus lançou um revólver de cano de alma lisa calibre 36 (RT410) e me informaram que eu não posso comprar porque apesar de ter o cano de alma lisa ele se enquadra como arma de porte e não como portátil. Porque tem de ser assim? Tem sempre que desfavorecer o cidadão e favorecer o governo. Não é um caso atípico? Não seria a hora de mudar a lei para que também pudessemos comprar esse revólver 36 de alma lisa? quem estiver nesse mesmo problema e quiser me enviar email é roger.swat@hotmail.com Já enviei email para a associação Viva Brasil, para o Ministério da Justiça, Portal da Presidencia e Diretoria de fiscalização de produtos controlados do EB.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 16h19m43, aproximadamente 1 mês

Feio1

Tiago Pigari votou sim

Concordo com vc Luiz Francisco!

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 16h46m29, aproximadamente 1 mês

Masculino

Rodrigo Boos votou sim

Repito o que disse Frederico Aranha: "O estatuto por si só já é um mostrengo. A sociedade se manifestou clara e categoricamente a respeito. As "anistias concedidas" não passam de aleijões, fruto de lei desqualificada. Se o Estado necessita ter informações seguras sobre o armamento em poder dos cidadãos, o que é razoável, a anistia e o recadastramento devem ser permanentes, posto se tratar do meio mais simples e barato de obter aqueles dados. Quanto ao uso criminoso de armas de fogo, o país tem leis suficientes a respeito. " - Rodrigo.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 17h24m13, aproximadamente 1 mês

Masculino

ernani pagani gouvea votou sim

voto sim , com certeza

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 18h01m52, aproximadamente 1 mês

Masculino

Shoji Konishi votou sim

Armas legalizadas são a segurança da população. As anistias anteriores foram mal divuldas, dando mais enfase ao recolhimento das armas do que a legalização delas propriamente dito. Voto sim pela Anistia.

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 20h54m10, aproximadamente 1 mês

Masculino

clayton Silva votou sim

A pior arma é a má intenção, se vagabundos infelismente tem armas , marginalmente e livremente aterrorizam dia a dia, porque sendo um homem de bem para proteger minha familia e a mim não posso? o fato de registrar uma arma já demonstra uma certa intenção e cada qual responda por seus atos , isso é logico, parabéns ao sr° Deputado Pompeo de Mattos, movimento viva Brasil e a todos empenhados nessa tragetoria por mais essa conquista, meu voto é sim

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 21h14m37, aproximadamente 1 mês

Masculino

Rubens Pires votou sim

O cidadão deve ter o direito de,a quaquer momento,decidir se quer efetuar o re ou o cadastramento de sua(s) armas,inclusive sem nenhum custo pois quem recadastra hoje(quero dizer,recadastrou até dezembro de 2009) nada paga mas não foi retirada da regulamentação oo valor de R$300,00,que provavelmente terá que pagar após 3 anos,prazo de validade do registro.Quem tem suas armas registradas pelo CR(no exército) pagará R$60,00(CRAF e inclusão no mapa).

Quarta, 14 de Julho de 2010 às 21h28m30, aproximadamente 1 mês

Masculino

Vicente Fontanella votou sim

Acho um absurdo ter que pagar para ter uma arma. Vivemos em um pais violento (ponto). A polícia que deveria nos proteger, mal consegue se proteger. Temos que ter armas para defender nossas famílias. Pagar o valor absurdo das armas nesse país e ainda ter que re re re re cadastrar a um custo astronômico é o fim da picada. Pelo menos com esse aumento de prazo podemos tirar algumas armas da clandestinidade e deixar de ser bandido...hehehe

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 05h20m37, aproximadamente 1 mês

Masculino

feliperj lima votou sim

Uai, o objetivo não é cadastrar as armas sem registro? Então deveria ser permitido o cadastro a qualquer momento, sempre.

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 09h13m26, aproximadamente 1 mês

Ogaaadshkjdpdcyhhdn5degrygzyqwqo7atczpz1wt6br85rdaxljw4x12cjcz3y277wchfa3iguk80hjakuwesxgygam1t1uhrkmvrkxoburpmvmml3wpzsfxbz

PAULO HENRIQUE FULBER FERREIRA

QUEM SABE O SR POSSA INCLUIR OS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PRIVADA NESTE PL ... PRECISAMOS PORTAR ARMAS 24h ... POIS OS BANDIDOS NOS PRESSIONAM E AGRIDEM NAO SOMENTE EM NOSSO HORARIO DE TRABALHO, MAS PRINCIPALMENTE DEPOIS DELE ... COMO OS POLICIAIS PRECISAMOS DESTE DIREITO ... LEMBRE-SE DE NOS ... OBRIGADOOOOOOOOOOOOO !!!

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 10h46m45, aproximadamente 1 mês

Ogaaadshkjdpdcyhhdn5degrygzyqwqo7atczpz1wt6br85rdaxljw4x12cjcz3y277wchfa3iguk80hjakuwesxgygam1t1uhrkmvrkxoburpmvmml3wpzsfxbz

PAULO HENRIQUE FULBER FERREIRA

NOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PRIVADA NECESSITAMOS DE UM PL QUE PROPONHA O NOSSO DIREITO AO PORTE DE ARMA FORA DE NOSSO HORARIO DE TRABALHO ... ASSIM COMO OS POLICIAIS ESTAMOS EM RISCO DEVIDO A NOSSA PROFISSAO 24h POR DIA ... POIS BANDIDO NAO RESPEITA POSTO E NEM HORARIO DE SERVIÇO ... POR FAVOR AJUDE-NOS ... OBRIGADO !!!

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 11h01m22, aproximadamente 1 mês

Ogaaadshkjdpdcyhhdn5degrygzyqwqo7atczpz1wt6br85rdaxljw4x12cjcz3y277wchfa3iguk80hjakuwesxgygam1t1uhrkmvrkxoburpmvmml3wpzsfxbz

PAULO HENRIQUE FULBER FERREIRA

NOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PRIVADA NECESSITAMOS DE UM PL QUE PROPONHA O NOSSO DIREITO AO PORTE DE ARMA FORA DE NOSSO HORARIO DE TRABALHO ... ASSIM COMO OS POLICIAIS ESTAMOS EM RISCO DEVIDO A NOSSA PROFISSAO 24h POR DIA ... POIS BANDIDO NAO RESPEITA POSTO E NEM HORARIO DE SERVIÇO ... POR FAVOR AJUDE-NOS ... OBRIGADO !!!

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 11h03m24, aproximadamente 1 mês

Masculino

PAULO SERGIO MARQUES

NÃO SE COMBATE A CRIMINALIDADE DESARMANDO O CIDADÃO, SE TEM ALGUEM QUE DEVE SER DESARMADO É O BANDIDO, AFINAL A REALIDADE NÃO É COMO ESSAS ONGS E GOVERNO PREGAM; NÃO SÃO AS ARMAS LEGAIS QUE ARMAM AS BANDIDAGENS SÃO ARMAS CONTRABANDEADAS E OUTRA QUANDO O BANDIDO SABE QUE VOCÊ PODE ESTAR ARMADO ELE NÃO ENCARA, ELE SEMPRE PROCURA O LADO MAIS FÁCIL.

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 12h05m57, aproximadamente 1 mês

Masculino

Rodrigo Neres votou sim

Concordo plenamente com o amigo Luiz Francisco, esse recadastramento deveria ser por prazo indeterminado e muito bem explicado para população. Muitos ficaram com medo de recadastrar por não ter conhecimento da lei por um todo.

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 14h04m43, aproximadamente 1 mês

Masculino

PAULO W. votou sim

Sou "radical" neste ponto. Acredito que, quanto mais armada estiver a população de um país, mais forte este será e menor será a violência doméstica. Bandido não regulariza arma, e NINGUÉM ATENTA CONTRA UM CIDADÃO ARMADO!!! Acredito que este recadastramento deveria ter prazo permante. E ressalto o óbvio a todos: armas não são a causa da violência. A violência é causada fundamentalmente por uma precária condição social.

Quinta, 15 de Julho de 2010 às 15h12m00, aproximadamente 1 mês

Masculino

carlos ferreira de sousa votou sim

recadastramento tem que ficar aberto diariamente,pois bandido não ira recadastrar suas armas. quem fez o recadastramento em sua maioria iram voltar para a ilegalidade, quando seus registros vezerem teram que fazer exames de tiro e psicologico mais taxa de sessenta reais,voces veram maioria não ira fazer seja pela distancia de suas residencias ou por desconfiança nos politicos.

Segunda, 19 de Julho de 2010 às 10h13m47, aproximadamente 1 mês

Masculino

Jorge Antonio Barbosa votou sim

APARTIR DO MOMENTO QUE NOS TORNAMOS POLICIAIS ,TEMOS QUE NOS RESGUARDAR DOS MAUS ELEMENTOS QUE POR VENTURA POSSAM CRUZAR NOSSO CAMINHO ESTANDO FORA DE SEVIÇO CONTINUAMOS A SERMOS POLICIAIS ,NÃO VEJO OUTRA ALTERNATIVA SENÃO LIBERAREM O RECADASTRAMENTO DE ARMAS E INCLUSIVE AS DE CALIBRE RESTRITO PARA NÓS POLICIAIS E HOMENS DA LEI.

Segunda, 19 de Julho de 2010 às 13h22m53, aproximadamente 1 mês

Masculino

Welton Eustáquio de Souza Vilaça Vilaça votou sim

Voto SIM! Ainda existem milhares de armas que foram anistiadas e registradas e a PF ainda não enviou aos interessados os registros pertinentes. Não se deveria impor limite de tempo para recadastrar armas tidas como ilegais.

Segunda, 19 de Julho de 2010 às 15h43m24, aproximadamente 1 mês

Masculino

luiz roberto b tedesco

É uma baita sacanagem o cidadão honesto ter que provar HONESTIDADE através de DIVERSAS CERTIDÕES, só acha que é certo ficar tirando estas certidões quem nunca teve que tirar. Pra que a gente ser obrigado a ficar gastando tempo e dinheiro pra provar que é honesto através de certidões, se está tudo no banco de dados do governo ? É só o funcionário encarregado digitar seu nome e aparece tudo que existe em nome de cada cidadão, mostrando se pode ou não ser permitido cada pedido. Assim sendo, porque NÓS temos que provar sermos honestos, ao invés de simplesmentes apresentarmos nossos documentos de identificação, o pedido do que queremos, e a identificação da(s) arma(s) que queremos registrar, sendo ela sem registro anterior ou daqueles registros (municipais, estaduais ou federais) que muitos tem e NOVAMENTE nada mais valem hoje em dia, e como sempre, cada vez + dificultando (através das vírgulas e entrelinhas da lei) ao cidadão HONESTO, que votou para TER O DIREITO DE SE DEFENDER. VEJAM somente um absurdo, ATIRADOR desportivo, o prazo para revalidar documentação era TRES ANOS, agora é de ano em ano, e o exército pede p vc ainda entrar com a documetação TRES MESES antes de vencer o prazo para vc não ficar ilegal.... Pode ? será que a gente não tem que trabalhar também neste período de um ano ? ou será que todo mundo (?) tem funcionário para ficar tirando certidões enquanto a gente trabalha para manter a vida normalmente todos so dias .... ?

Segunda, 19 de Julho de 2010 às 21h53m52, aproximadamente 1 mês

Feminino

ANDREIA COSTA votou sim

Voto sim! Várias pessoas não fizeram o recadastramento por receio da burocracia que será exigida para a renovação do certificado. Infelizmente é o cidadão de bem que tem receio, não deveria ser ao contrário?

Sexta, 23 de Julho de 2010 às 10h05m28, aproximadamente 1 mês

Masculino

Leonardo Alcantara votou sim

Quando o IPVA do seu carro vence voce é obrigado a mandar seu carro pro desmanche? Claro que não! Voce vai ao Detran e faz a renovação a qualquer tempo pagando uma multa por atraso. Por que com o registro de armas é diferente? O cidadão que deixar seu registro vencer tem direito de ir ao sinarm a qualquer tempo e renová-lo. Esse prazo determinado joga muitos cidadãos honestos na mesma linha dos criminosos.

Quarta, 25 de Agosto de 2010 às 16h34m14, 9 dias


Para deixar sua opinião:

Efetue o login para adicionar seu comentário a este projeto. Não tem uma conta ainda? Crie sua conta aqui.